O Troféu Raça Negra, um dos mais importantes reconhecimentos da comunidade no Brasil, foi criado em 2000 e instituído como celebração anual a partir de 2004, sempre destacando a atuação de uma personalidade da cultura negra nacional ou internacional.

Essa importante premiação acontece em novembro, quando se celebra a Semana da Consciência Negra e reúne centenas de convidados, entre intelectuais, escritores, artistas, músicos, empresários, autoridades e personalidades que trabalham para a inclusão do negro na sociedade.

Realizado na Sala São Paulo, um dos mais belos espaços de eventos da América Latina, já homenageou celebridades como Elza Soares, Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal, Cartola, Arlindo Cruz, a judoca medalhista de ouro nas olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva, Sabrina de Paiva e Raissa Santana, Miss São Paulo e Miss Brasil 2016 respectivamente, David Uip, Secretário da Saúde do Estado de São Paulo; a americana Kim Cape, Secretária Geral do GBHEM (General Board of HigherEducationandMinistry), entre outros.

A homenageada deste ano será Zezé Motta, ícone negro da cultura brasileira, cantora e atriz que ficou imortalizada internacionalmente como Xica da Silva, no filme de 1976 do diretor Cacá Diegues.

Respeitada no cenário musical, na televisão e no cinema, em 2017 Zezé Mottaestá com projetos no cinema, no teatro e na televisão. Ela também festeja um musical sobre os seus 50 anos de carreira, além de uma peça baseada na história da escritora Carolina Maria de Jesus. Também em 2017, Zezé Motta terá sua vida mais uma vez contada em biografia.

A atriz  que já recebeu o Troféu Oscarito – destinado a grandes atores do cinema brasileiro – foi recentemente homenageada e entrou para a memória do Museu do Festival de Cinema de Gramado (RS), com uma estátua de cera.

O Troféu Raça Negra é realizado pela ONG Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural) em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares.