“O negro aplaudindo e prestigiando outro negro”, com esta introdução o reitor da faculdade Zumbi dos Palmares  Professor José Vicente falou da criação e dos 15 anos do Troféu Raça Negra sensibilizando a plateia de jornalistas, ativistas e apoiadores presentes no Sesc 24 de maio.

Para o reitor é um privilégio homenagear o grande ícone da cultura brasileira a atriz Zezé Motta que também completa 50 anos de carreira e é exemplo de mulher negra ativista, além do desenhista e cartunista mais amado do país, Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica, responsável pela produção de quadrinhos dedicados à personagens negros.

O Troféu Raça Negra está em sua 15ª edição e a cada ano seu público tem aumentado, com destaque sempre as grandes artistas e personalidades que lutam por mais inclusão social, cultural e educacional da população brasileira, principalmente a negra que vive ainda em desvantagem.

O reitor contou um pouco do início do Troféu e toda a luta e as dificuldades que foram superadas, além da crença que não teria sucesso por se acreditar não existir negros para homenagear. Hoje o Troféu Raça Negra está cada vez mais inovador e sempre buscando valorizar a cultura negra.