A atriz e homenageada da 15 ª edição do Troféu Raça Negra, Zezé Motta, é um ícone da dramaturgia brasileira com uma carreira magnífica em que circulou entre, televisão, cinema, teatro e música. A atriz já foi inclusive  diretora de curta.  Para ela o Troféu Raça Negra é um forte simbolo de toda esta biografia de esforço e dedicação profissional.

Zezé Motta chegou ao Sesc 24 de maio , sede da coletiva,  super entusiasmada com a oportunidade de ser a homenageada desse ano, em uma de suas falas aos jornalistas, a atriz ressaltou que era um privilégio e uma honra ter seu trabalho reconhecido e ter uma representatividade para a mulher negra importante. “Fico emocionada em fazer parte deste momento”, ressaltou.

Na lembrança do escritor Paulo Lins, veio o dia em que a conheceu cantando com o cantor Luiz Melodia, falecido recentemente. Zezé Motta não conteve as lágrimas e se emocionou muito ao relembrar sua parceria com o amigo querido, após isso foi feito um minuto de silencio em homenagem ao cantor.