Solenidade contou com a presença de artistas e intelectuais.

A sede da empresa Coca Cola, no Rio de Janeiro, foi palco, no dia 18 de setembro, da coletiva de imprensa que anunciou o lançamento do Troféu Raça Negra 2017.

Francisca Rodrigues, presidente do Troféu Raça Negra, lembrou que a Coca Cola é “uma grande parceira” da premiação.

Já o responsável pelo projeto e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, afirmou que se sente grato por este momento: “Nossa gratidão é para aqueles que se dedicam e também aos que nos apoiam com recursos” ressaltou.

Em seguida, coube aos convidados falarem sobre suas expectativas em relação à premiação. Pedro Rios, vice-presidente de Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil, ressaltou sua alegria em “apoiar mais uma vez, este debate tão importante”.

Para o escritor e jornalista e imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, estes eventos são importantes para a cultura brasileira. “Nós não podemos ter dúvidas da presença do negro na cultura brasileira. O que está se fazendo com estes eventos é fundamental para nossa cultura”, disse ele.

O escritor Paulo Lins, que é o patrono e homenageado da FLINKSampa deste ano, e Tom Farias, diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Literários, também participaram da coletiva.

O cantor, escritor e agora, também estudante, Martinho da Vila, que recebeu o Troféu Raça Negra 2015, lembrou que é importante a participação de outros atores sociais no debate racial, pois segundo ele “temos que fazer este evento disfarçando que não é do movimento negro para fazê-los ouvir o que precisa ser dito. Quem sabe assim eles passam para o nosso lado”.

Por sua vez a atriz e cantora, Zezé Motta, que foi a escolhida para receber o Troféu este ano, contou que estará na próxima novela das 21h da Rede Globo de Televisão e que sua personagem será “a matriarca de um quilombo”.

Durante a coletiva também foi anunciada a homenagem ao cartunista Mauricio de Sousa.

Além destas ilustres personalidades é preciso ressaltar que também marcaram presença na coletiva atores como Déo Garcez e as atrizes Lica de Oliveira,

Veralinda Menezes e Maria Ceiça, entre outros artistas. O medalhista Olímpico, Robson Caetano, também prestigiou a coletiva.

Tatyer Comunicação