A cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra 2017 reuniu celebridades e autoridades na noite de segunda-feira (20), em São Paulo. Entre os presentes, ativistas, militantes, atores, jornalistas e pessoas dos mais variados setores participaram da homenagem.

O brilhantismo do evento se deu no palco tanto por meio daqueles que foram contemplados com as premiações, quanto na plateia entre as pessoas que foram prestigiar o ato solene.

Saiba mais sobre alguns dos convidados especiais que estiveram presentes:

João Acaiabe – o professor de interpretação, reconhecido locutor, ator e contador de histórias brasileiras, viveu personagens como Tio Barnabé, no Sitio do Pica-Pau Amarelo (TV Globo) e o Seu Pimponi, na novela “Uma Rosa com Amor” (SBT). Em 2016, Acaiabe foi homenageado como “Artista do Ano” pelo I Prêmio AATA de Teatro Amador. Outro destaque da sua carreira foi a passagem pela TV Cultura, no programa Bambalalão, no qual contava histórias para o público infantil. João Acaiabe se dedicou a trabalhos socioculturais destinados aos jovens internos da FEBEM (atual Fundação Casa) entre outras atividades focadas na igualdade racial.

 

Alexandra Loras – a ex-consulesa da França em São Paulo tem protagonizado o debate quanto à igualdade racial. Nascida em Paris, Loras é jornalista e apresentadora de televisão. A empresária, que é filha de mãe francesa e pai gambiano, é de origem mulçumana. Também é autora, juntamente com o historiador Carlos Eduardo Dias Machado, do livro Gênios da Humanidade, obra que apresenta expoentes das ciências humanas, exatas e biológicas que eram negros e tiveram suas raças omitidas.

 

Ronnie Marruda – o cantor e ator ficou conhecido por interpretar um personagem cigano na novela Senhora do Destino. Na Rede Globo de Televisão Marruda fez parte do elenco das atrações Babilônia, Império, Alto Astral, Guerra dos Sexos; e na Rede Record, atuou na novela Vidas em jogo. O ator também atuou em outras emissoras como Bandeirantes e na extinta Rede Manchete. Ronnie Marruda também substituiu o vocalista Toni Garrido na Banda Bel e durante muitos anos foi vocalista da banda África.

 

Regina Volpato – a psicóloga que marcou época no programa Casos de Família da emissora SBT, será a substituta oficial da apresentadora Cátia Fonseca no programa Mulheres da Rede Gazeta a partir do mês de janeiro de 2018. Volpato também teve passagens pela Rede TV e Rede Bandeirantes, mas sua carreira teve início na Rede Globo. Durante o período em que esteve fora da televisão a jornalista destacou-se por seu programa de variedades no You Tube.