O ator Ícaro Silva, o artista-revelação mais premiado do ano, recebeu a estatueta do Troféu Raça Negra ao lado do cartunista, Mauricio de Sousa, do empresário João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, e dos reitores Marco Antônio Zago, da USP (Universidade de São Paulo) e Marcelo Knobel, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Vale ressaltar que o ator, cantor e apresentador impressionou o público com a sua performance. Reconhecido como showman por cantar, interpretar e dançar, durante a premiação do Troféu Raça Negra, Ícaro demonstrou o quanto é digno desta ponderação que foi, aliás, revelada no ultimo reality show do programa global “Domingão do Faustão”. Temas como igualdade e respeito fizeram parte do seu discurso de agradecimento que ainda incluiu elogios aos reitores presentes por suas iniciativas.

Já o empresário João Carlos Saad, foi homenageado pela parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares que tem como objetivo promover pautas que visam a comunidade negra.

Por sua vez, a premiação ao reitor Marco Antônio Zago ocorreu em menção à aprovação do programa de cotas para os negros no processo seletivo da USP, enquanto que o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, também foi homenageado pela aprovação do programa de cotas nos quadros acadêmicos desta universidade.