O rapper fez o cerimonial do Troféu Raça Negra 2017 ao lado de Patrícia de Jesus, modelo e atriz conhecida por ser a primeira VJ negra da MTV Brasil.

Foi com muito humor que o casal de apresentadores Rappin’ Hood e Patrícia de Jesus conduziu o evento. A familiaridade com os temas abordados, com os participantes e com homenageados, facilitou muito a mediação.

Ao fazer referência ao ex-âncora do ‘Jornal da Globo’, afastado pelo uso da expressão ‘coisa de preto’, Rappin’ Hood que, além de rapper, também é produtor e compositor, ressaltou que é um ativista da luta contra o racismo, que nunca negou suas raízes e que se considera um exemplo de superação, pois, apesar de ter a doença do vitiligo, seguiu adiante e essa condição o fortaleceu e o fez ir em busca de seus objetivos.

Já a modelo e VJ, Patrícia de Jesus, iniciou o cerimonial apresentando o trabalho da Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) e convidando ao palco as autoridades presentes _ entre as quais estavam o Reitor José Vicente e a Ministra da Educação Maria Helena Guimarães_ para abertura oficial do evento.